10 anos do Sistema B Brasil: uma construção coletiva
24/10/2023
Sistema B_Marcel

Por Marcel Fukayama

Há exatos 10 anos, celebramos com 300 pessoas o início da co-construção do Sistema B Brasil. A beleza de um movimento como esse está no poder da construção de capital social: lideranças empoderadas e distribuídas que têm visto no propósito de uma nova economia inclusiva, equitativa e regenerativa um lugar para aplicaram seus talentos e suas paixões em prol de atender as necessidades do mundo.

Foram quase dois anos para que aquela manhã de 24 de outubro de 2013 fosse possível. Com o apoio da BMW Foundation Herbert QuandtInstituto de Cidadania Empresarial (ICE) e Instituto Arapyaú construímos um visão coletiva para o papel do Brasil na América Latina e fechamos uma tríplice aliança entre B LabSistema B e CDI Recode para os primeiros 3 anos.

Ao longo desse tempo, o Brasil se mostrou um grande protagonista global: primeira empresa de capital a se certificar como Empresa B, programas inovadores como Cidades+B, Caminho+B e Multiplicadores B, Comunidades B Locais em distintas regiões, incidência no mercado de capitais junto à B3, influencia em política pública com uma estratégia nacional para a economia de impacto junto ao Grupo Jurídico B, alianças estratégicas para movimentos como Seja Antirracista e Imperative21, entre outras tantas iniciativas pioneiras e inspiradoras.

O Sistema B Brasil é a expressão de muitas faces, mãos e corações. Uma construção coletiva que evidencia um pouco da potência de quando atendemos a um chamado para o bem comum.

São mais de 300 Empresas B e outras 15 mil usando a Avaliação de Impacto B para gerenciar impacto. Abrimos essa década com a confiança de que somos relevantes e a consciência de que somos insuficientes. Há muito o que fazer e isso nos desafia e nos entusiasma. Perseveramos para que todas as empresas se comportem com propósito, responsabilidade e transparência.

Feliz aniversário Sistema B Brasil! 🇧🇷🥳

#BtheChange