A Avaliação de Impacto B (BIA)  é uma ferramenta que ajuda empresas a medir seu impacto social e ambiental de forma holística. Ela foi criada pelo Sistema B, organização global sem fins lucrativos que promove um novo modelo de negócios que equilibra lucro e propósito.

A avaliação é baseada em uma pontuação de 0 a 200 pontos e abrange cinco áreas principais: governança, trabalhadores, comunidade, meio ambiente e clientes. As empresas que atingem uma pontuação mínima e passam por uma avaliação adicional podem se tornar Empresas B Certificadas, o que significa que elas atendem aos mais altos padrões de desempenho social e ambiental, transparência e responsabilidade pública.

O Sistema B Brasil é a rede que representa o Sistema B na América Latina e está trabalhando para difundir essa metodologia no país, incentivando empresas a buscarem a certificação como Empresa B e a incorporarem práticas sustentáveis em seu modelo de negócios.

A BIA proporciona benefícios para as empresas, sejam elas certificadas ou não, que vão além da medição de impacto. Como: 

1

Transparência: A avaliação ajuda as empresas a serem mais transparentes sobre seu impacto social e ambiental, tornando suas práticas mais visíveis para seus stakeholders, como funcionários, clientes, fornecedores e investidores.

2

Responsabilidade: A avaliação incentiva as empresas a serem mais responsáveis por seu impacto social e ambiental e a tomarem medidas para melhorar seu desempenho nessas áreas.

3

Competitividade: A avaliação pode ajudar as empresas a se destacarem em um mercado cada vez mais consciente em relação a questões sociais e ambientais, demonstrando seu compromisso com práticas sustentáveis e responsáveis.

4

Inovação: A avaliação pode estimular a inovação, já que as empresas são incentivadas a buscar novas soluções para melhorar seu desempenho ambiental e social.

5

Atração de talentos: As empresas que têm uma forte reputação em questões sociais e ambientais podem atrair e reter talentos que compartilham desses valores e estão interessados em trabalhar para uma empresa que se preocupa com essas questões.

Preencher o questionário pode ser um grande desafio, mas os benefícios são ainda maiores!

Ao se tornar uma Empresa B Certificada, você se junta a uma comunidade global de negócios comprometidos com a sustentabilidade e responsabilidade social, o que pode ter benefícios para a empresa, seus stakeholders e para o planeta. Então, vamos juntos fazer parte dessa mudança positiva? Preencha agora mesmo BIA e dê o primeiro passo para se tornar uma empresa melhor PARA o mundo.