Você sabia que a Amazônia pode desaparecer?
01/03/2024
banner_blog (2)

A Amazônia é um bioma que vive constantemente ameaçado pelo desmatamento, agropecuária, mineração, garimpo, biopirataria entre outros problemas, que colocam em risco a vida de milhares de amazônidas e populações tradicionais que vivem nesse território. 

Recentemente, um estudo científico liderado por pesquisadores brasileiros e apresentado pela revista científica Nature, revelou que o desmatamento, os incêndios, o aquecimento global e as secas podem levar a Floresta Amazônica à uma crise irreversível. Esses dados indicam que, se nada for feito para reverter esse cenário, o bioma pode entrar em colapso parcial até 2050. Isso significa que a Amazônia pode ter uma grande perda de sua biodiversidade, impactos socioeconômicos e culturais imensuráveis para uma população de mais de 40 milhões de habitantes da região e desestabilização climática global.

Diante desse cenário, o Sistema B Brasil faz um alerta às empresas para impedir que isso aconteça nas próximas três décadas. A cada ano o Movimento vem crescendo e hoje já conta com mais de 300 Empresas B Certificadas que atuam com novos modelos de negócios de impactos sociais e ambientais positivos:  

O crescente problema já está posto e não temos mais tempo para novos debates. O estudo evidencia a necessidade de ações combinadas com esforços locais de combate ao desmatamento e restauração de áreas degradadas, e globais, com redução de emissões. A direção a ser tomada já foi traçada e já conhecemos o caminho que devemos seguir. É hora de percorrê-la e velozmente enquanto ainda nos sobram chances para reverter esta crise. Este é o nosso chamado de alerta às empresas”, declara a Codiretora Executiva Interina do Sistema B Brasil, Cinthia Gherardi.
 
É importante destacar que grande parte dos problemas causados na Amazônia são por conta de atividades econômicas que levam a destruição das florestas e extinção de diversas espécies de animais que só existem naquele local. Por isso, as  Empresas B são fundamentais para impulsionar mudanças dentro do setor empresarial. São organizações que já entenderam que o lucro não pode colocar em risco a viabilidade da existência humana no planeta e que existem outras formas de fazer negócios que sejam saudáveis para o meio ambiente e para as pessoas. 

É preciso uma mudança de paradigma econômico. As Empresas B Certificadas podem inspirar outras organizações a serem parte dessa mudança apostando em uma economia mais inclusiva, equitativa e regenerativa, liderada pelo setor empresarial.