Em um momento em que as empresas são cada vez mais vistas como agentes de mudança, o B Lab compartilha os resultados de sua mais recente consulta pública, que revela como as opiniões da comunidade estão moldando os novos padrões para as Empresas B e para as empresas que buscam ser uma força para o bem.
O relatório, que reúne os resultados de uma consulta realizada pelo B Lab no início de 2024, revela que, de uma amostra de mais de 1.000 empresas e partes interessadas do setor público e acadêmico, há:
- Alinhamento com os valores: 86% dos entrevistados concordam que o rascunho dos padrões está de acordo com o que eles acreditam que significa para uma empresa alcançar altos níveis de desempenho social, ambiental e de governança.
- Clareza sobre a certificação: 84% dos entrevistados indicaram que o rascunho dos padrões esclarece o que significa ser uma Empresa B Certificada (um aumento de 11% em comparação com a consulta preliminar de 2022).
- Atingibilidade para as empresas: 71% das Empresas B entrevistadas indicaram que já cumprem os novos padrões ou que é possível alcançá-los, pois eles estão alinhados com as aspirações da empresa.
De forma geral, o segundo período de consulta contou com a participação de mais de 1.000 pessoas de todo o mundo, representando uma amostra geográfica representativa, perfis de empresas e grupos de partes interessadas. A consulta reuniu 16.637 comentários qualitativos de Empresas B, aspirantes a Empresa B, especialistas no assunto e líderes empresariais de 55 países.
O B Lab está conduzindo atualmente um projeto plurianual para evoluir seus padrões para as empresas. Por meio de um processo de desenvolvimento interativo, o B Lab responde às fases de consulta pública para criar padrões globais que tenham impacto universal, sejam claros e respondam aos diversos desafios e oportunidades enfrentados pelas empresas de diferentes setores e regiões. O resultado desse trabalho até o momento fará com que a Certificação de Empresa B passe de um mecanismo flexível de pontuação verificada para requisitos específicos obrigatórios em temas centrais.
Os resultados da consulta indicam amplo apoio para seguir em frente, ao mesmo tempo em que reconhecem áreas de melhoria, incluindo que os padrões devem equilibrar melhor o contexto e as capacidades da empresa com a ambição (especialmente no caso de pequenas empresas), serem mais orientados à ação e resultados, e melhorar a linguagem para que seja acessível e interpretada com precisão.
Outros dados deste relatório incluem:
- Combinar salários dignos e cultura organizacional em um novo Tema de Impacto chamado Trabalho Justo, incluindo temas laborais adicionais, como contratos, horas extras, turnos ou trabalho de zero horas.
- Os Temas de Impacto Complementares não serão mais um tema independente; o B Lab está integrando alguns requisitos no Tema de Impacto de Governança das Partes Interessadas e Propósito.
- Como o B Lab avançará com os temas gerais dos padrões, incluindo Modelos de Negócio de Impacto, reconhecimento de desempenho e o Mecanismo de Equidade.
O B Lab está comprometido em agir com base nesses insights ao entrar na fase final de implementação dos novos padrões. O B Lab está trabalhando para obter a aprovação final do conteúdo dos padrões até o final do ano e pretende publicar os padrões completos no início de 2025. Todas as Empresas B existentes terão tempo e apoio para a transição aos novos padrões após sua conclusão.
Judy Rodrigues, Diretora de Padrões do B Lab Global, comentou: “Para alcançar nossa visão compartilhada de uma mudança nos sistemas econômicos que impacte positivamente as pessoas e o planeta, precisamos de uma comunidade forte e comprometida de Empresas B liderando o caminho. Com um mundo enfrentando múltiplas crises sociais e ambientais, apoiar e ampliar o impacto das Empresas B é mais necessário do que nunca”.
“A colaboração com a comunidade e as partes interessadas para moldar os padrões é fundamental para garantir que eles sejam ambiciosos, mas atingíveis, e focados em impulsionar uma ação empresarial impactante nos problemas sociais e ambientais mais urgentes de nosso tempo.”
Para mais informações: https://www.bcorporation.net/en-us/standards/performance-requirements/
Sobre o B Lab: O B Lab está transformando a economia global em benefício de todas as pessoas, comunidades e do planeta. Líder na mudança dos sistemas econômicos, a rede global cria padrões, políticas, ferramentas e programas para as empresas, e certifica companhias – conhecidas como Empresas B – que lideram esse caminho. Até hoje, a comunidade de Empresas B inclui mais de 850.000 trabalhadores em mais de 9.000 Empresas B Certificadas de 103 países e 162 setores, e mais de 300.000 empresas gerenciam seu impacto com a Avaliação de Impacto B e o SDG Action Manager. O B Lab criou e liderou esforços para aprovar mais de 50 estatutos corporativos em todo o mundo que permitem a governança das partes interessadas. Para saber mais e se juntar ao Movimento de Empresas B, visite www.bcorporation.net.
Contato para a imprensa: press@bcorporation.net